…estragar.
Essa é a validade da cerveja artesanal. Uma estupidez de afirmação que faço com um propósito; é difícil dizer quando a cerveja produzida sem conservantes, mas também sem outros aditivos químicos, perde a validade. Se considerarmos como vencimento o estado em que a cerveja está ‘estragada’, a garrafa que abri hoje estava perfeita, portanto, dentro do prazo de validade, ainda que o engarrafamento tenha sido feito há quatro meses.
A propósito, a validade para uma cerveja artesanal não pasteurizada é de pelo menos três meses.

Então o que é essa validade para um produto artesanal? Como considerar a validade de uma cerveja artesanal?
Produzindo e vendendo cerveja caseira, de panela, me preocupo com a qualidade do que está dentro da garrafa, procurando inclusive o melhor ‘tempo’ para consumir o que está lá dentro. As grandes indústrias dizem que quanto mais ‘fresca’ a cerveja, melhor. Isso para mim é só mais uma mentira, porque se baseia na idéia de que existe apenas um tipo de cerveja (no caso deles, ruim).

Guardo algumas garrafas ‘não pasteurizadas’, portanto tipo chopp, para testar principalmente a ‘validade’ delas. O que observei até agora é que, a partir de três meses do início da carbonatação via primming, as cervejas ficam melhores do que nas primeiras semanas. Isso pode ser resultado da maturação bem feita, que estabiliza a cerveja, de um priming bem balanceado, que mantém a cerveja ‘viva’ na garrafa, de um acondicionamento limpo, que livra o produto das contaminações indesejadas. O fato é, a cerveja artesanal dura mais tempo com bom sabor e aroma do as industriais ‘protegidas quimicamente’.
Outro indicativo da validade da cerveja artesanal puro malte, é o teste do copo, que já falei artigos antes. É a história de não lavar o copo da cerveja de um dia para o outro, cheirar aquele ‘copo sujo’ e perceber que não tem o cheiro de cerveja choca que normalmente fica nas industriais.

Finalizando, digo que, validade para “cerveja artesanal” é um conceito mais próximo do utilizado para os vinhos, no sentido de ser por “tempo indeterminado”.