Como fazer um Fundo Falso para panela de cerveja artesanal e brassagem 150

Nesta semana em 20/03/2015 preparei minha centésima quinquagésima brassagem, a primeira foi em 27/03/2011, há 48 meses faço em média mais de duas por mês, ainda não somei certo, mas devo ter ultrapassado os 4.000 litros de cerveja produzida e na minha página do facebook escrevi:

“150
Muito está bem que não seja, mas pra pouco também já é muito. Cento e cinquenta vezes cozinhando malte, isso me leva ao meu Sul bussolar, logo devo chegar aos… Cento e cinquenta e um, obviamente se Hermes Trimegisto bem abracadabrar!”

Mas o que tem isso a ver com Fundo Falso conto agora. Até esse momento eu havia utilizado somente bazucas nas minhas panelas. Sempre preferia a bazuca circular, que só é chamada de bazuca por me faltar nome mais adequado. Sempre gostei do resultado, eficiência, limpeza, controle de vazão, enfim, a bazuca sempre foi minha companheira. Porém mudei novamente meu equipamento, melhorei o sistema, em suma, simplifiquei adicionando tecnologia ao processo, e essa tecnologia exigiu um Fundo Falso.

O novo equipamento simula uma torre, tipo a da Blichmann no que se refere a empilhar panelas… O que ocorreu é que, ao modo das panelas únicas (Single Vessel), precisei de um filtro encima e um embaixo. Na brassagem 150 usei embaixo o Fundo Falso do vídeo tutorial, já encima usei ainda a bazuca circular. Funcionou, mas ela mostrou finalmente seu limite. A vazão é muito baixa para esse sistema, já estava incomodando no meu BRP, um RIMS por gravidade. O principal problema era trancar por sucção (stuck sparge).

Assista no meu Canal do Youtube o vídeo tutorial do Fundo falso.

Baixe aqui um PDF para imprimir em A4 a marcação para furação.

Fundo Falso 30cm com centro vazio

Fundo Falso 30cm SEM centro vazio

3 comentários em “Como fazer um Fundo Falso para panela de cerveja artesanal e brassagem 150”

  1. meu caro brassador, o belo formato deste novo site merece uma pequena imagem do “falso fundo” no inicio do texto, afinal, uma pequena imagem ajuda a prender a atencao do disperso leitor … descobri que o pote de ouro esta no final do texto, num pequeno hiperlink para o tio tube… de fato video bem explicadinho em seus miiiiiniiimos detalhes …, pois eh meu caro, furar chapa eh uma arte! observe que ha outros modos de afiar brocas para chapas (no tio gugol digite: brocas de 3 pontas) com essas a rebarba tende nao fica tao grande, ou pode (com sargentos) prensar a chapa entre duas madeiras que tb ajuda e para as rebarbas que sobreviverem sempre tem o famoso escariador, melhor que uma broca com dimensao maior, pois eh mais suave, e nao demandara tanto controle para segurar a pequena guerreira furadeira a fim de nao arregaçar o pequeno furo que esta sendo limpo … []’s

Os comentários estão desativados.