Desenhar um modelo em vidro para uma linha de produção, como uma opção verdadeira, está dando trabalho. O vidro não é encontrado como corpo de equipamentos em indústrias. O aço é o rei nesses ambientes, e isso nos reduz ao uso exaustivo de UM material. Ocorre que acredito no vidro para produção de cerveja artesanal. Sinapse da Inovação – Cervejaria in vitro
Alguns motivos são:

Artesanalidade
Por artesanato nem vou descrever muito, mas ressalto que para mim, se a utilização de qualquer máquina ou equipamento, mesmo que seja uma colher, tem seu MANUSEIO automático, ou seja, se não é manual, NÃO temos um produto final que possa ser classificado como ARTESANAL…
Oficina e Oficio – Artesanal não é automático

Limpeza
Os vidros tem paredes sem poros, a sujeira é mais facilmente removida, sabão e água dão conta da limpeza, depois umas borrifadas de álcool 70 com iodo terminam o serviço. Podemos ver integralmente por dentro dos equipamentos e encontrar aluma sujeirinha grudada ali.

Beleza
A cerveja tem beleza plastica e olfativa antes de existir, porque o malte tem aromas, a brassagem sofre alterações de cor no processo, o mosto tem cor e movimento na filtragem, na fervura vemos as proteínas se aglutinando, vemos o movimento da fervura, vemos a adição do lúpulo trabalhando. Durante a fermentação é muito bacana ver a levedura se movimentando e temos de quebra mais esse tipo de controle. Na maturação é sem dúvida importante perceber a decantação e interferir no processo com dry hop’s ou outras técnicas.

Diversão
Quem quiser fazer cerveja com o objetivo principal de ganhar dinheiro sacrificando o envolvimento pessoal, a identificação com o produto, parta para processos exclusivamente industrial. Fazer cerveja artesanal é divertido, sociabilizante, interessante, público. Imagino como será fazer cerveja olhando ela ‘por dentro’.

Transparência
Uma cervejaria sendo vista integralmente é para quem faz cerveja sem subterfúgios ou enganações, sendo em vidro temos a oportunidade de quebrar um pouco das desconfianças.
Oficina e Oficio – O que você bebe é cerveja?

Vai ficar bonitinha!