Já fizeram e bem feito. Mas, como me sinto bem criando meu entorno, a fim de transformar o que já tinha em algo mais próximo do que almejava, recriei minha cozinha de brassagens. Antes usava três panelas com uma configuração padrão por gravidade, agora enfiei uma panela dentro da outra, duas por enquanto, a outra continua fora…

Gravei um vídeo como registro, ele mostra a primeira brassagem (teste) feita com a modificação bem radical do meu equipamento. Troquei o sistema de três panelas separadas (Caldeira, Mostura e Fervura) por este também de três panelas, mas a de mostura fica dentro da fervura. Meu objetivo era a recirculação permanente do mosto para manter a temperatura mais controlada e evitar o trabalho cansativo e menos eficiente da colher quando produzimos semanalmente e o tempo não chega pra tudo.

Enquanto faço mais algumas brassagens, modifico e aperfeiçoo o equipamento, quando estiver melhor elaborado faço outro vídeo com mais qualidade e detalhes e mostro aqui no canal. Desenvolver e montar equipamentos também é meu objetivo, ou seja, sou como boa parte dos cervejeiros caseiros.

Inaugurando a nova configuraçao uma cerveja inspirada no estilo Stout, na canela do estilo, bem de leve, a provocação foi dos amigos Felipe Galvani e Murilo Passos Borba. O nome da receita? Lagartixa Negra.

Saúde!